• Facebook - Grey Circle
  • https://www.youtube.com/channel/UCCe
  • Instagram - Grey Circle

RESERVA VOLTA VELHA

Saiba sobre a nossa atuação

A ADEA participa da gestão de projetos da

Reserva Volta Velha, como a implementação do

Plano de Manejo da RPPN Fazenda Palmital e da

RPPN Reserva Volta Velha - Pe. Peter van der Aart.

O plano de manejo é obrigatório a todas as unidades de conservação, e deve ser elaborado em função dos objetivos gerais pelos quais ela foi criada.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente,

esse plano é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. É nele que são estabelecidas as normas, restrições e ações que serão desenvolvidas e o manejo dos recursos naturais da unidade de conservação.

A ADEA realiza os projetos para a implementação

desses planos de manejos.

Centro de Referência em Estudos de Florestas Costeira

Um dos projetos, por exemplo, foi a construção do Centro de Referência em Estudos de Florestas Costeiras. O Centro faz parte do projeto “Implantação do Plano de Manejo: estruturação e desenvolvimento da RPPN Fazenda Palmital (Reserva Volta Velha)”, contemplado pelo Ministério Público Federal no edital sobre a indenização depositada pela empresa Norsul - em virtude do acidente com uma barcaça em 2008, na Baia Babitonga, em São Francisco do Sul. Seu objetivo é valorizar e estimular cada vez mais a pesquisa científica e educação ambiental na região, ou seja, estimular convênios com universidades brasileiras e estrangeiras, intensificar a produção acadêmica sobre a fauna e flora da região e promover programas de educação ambiental são apenas algumas ideias presentes no projeto.

O Centro conta com uma estrutura onde as pessoas podem realmente se integrar à natureza: há dormitórios, refeitórios, áreas para pesquisadores e um auditório para encontros, eventos e reuniões. A ADEA também conta com um escritório no local, onde a biblioteca da Associação está sediada. O mais bacana do Centro é que é sustentável (conta com captação da água da chuva, energia solar e fossa com sistema de raízes) e está disponível para reservas para diferentes situações.

Para saber mais detalhes sobre o espaço, reservas e locações, entre em contato diretamente com a Reserva Volta Velha.

Sobre a Reserva

Volta Velha é a antiga volta do Rio Saí Mirim,

local de florestas de planície de Itapoá,

Santa Catarina. Com duas RPPNs que

somam 875 hectares de áreas protegidas

e mais de 30 anos de pesquisas que qualifica um dos

mais expressivos acervos biológicos de Planícies Costeiras

do Brasil, a Volta Velha resiste como um marco da conservação nesta última fronteira de florestas primárias em solos arenosos de Santa Catarina. 

Hoje a Reserva Volta Velha conta um centro de

educação ambiental e se dedica a difusão de vivências

eco-educativas para crianças, visitantes e

observadores de fauna silvestre.