top of page

50 anos,

50 formas

de fazer a diferença

Ativo 70-olho.png

nossa visão

Desenvolvimento socioeconômico compatível com a preservação e conservação da Mata Atlântica e entre as Baías de Guaratuba e a Babitonga e suas bacias hidrográficas.

quem 

somos

Diferentes pessoas, com diferentes idades, culturas e formações fazem parte da equipe da Associação. Entre as várias diferenças dos voluntários, algo em comum: o desejo de cuidar e conservar o meio ambiente em Itapoá.

preservacao-1.png

nossa atuação

Atuamos em diferentes espaços de Itapoá e com diferentes parceiros. Nossa atuação é baseada no olhar interdisciplinar do meio ambiente e conta com uma cartela de projetos que integram a conservação ambiental com educação, cultura, política pública e patrimônio. 

nossos marcos

1974

Curitiba - PR

Primeira organização ambiental constituída no Paraná e uma das pioneiras no sul do país.

A ADEA teve papel relevante na articulação da sociedade civil e governamental desenvolvendo diversos projetos ambientais no Paraná, entre eles, a criação a Estação Ecológica da Ilha do Mel, a constituição do Parque Estadual do Pico do Marumbi na Serra do Mar e a organização do Parque Estadual de Vila Velha. Nas cercanias de Curitiba implantou a Reserva Ecológica do Cambuí, construindo um Museu de Ciências Naturais e o Instituto de Educação Ecológica para conscientização dos jovens sobre a importância da preservação e conservação da natureza.

1990

Paraná e Santa Catarina

Coordenou pesquisas e estudos sobre a Floresta Atlântica de Planícies Costeiras Litorâneas na Reserva Volta Velha (Itapoá).

Na década de 1990, passou a coordenar os trabalhos de gestão e organização de pesquisas e estudos sobre a Floresta Atlântica de Planícies Costeiras na Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Reserva Volta Velha, em Itapoá, Santa Catarina. A reserva, por mais de 10 anos recebeu estudantes da Antioch University, de OHIO/USA, para estágios acadêmicos sobre o bioma brasileiro da Mata Atlântica.

​No período, diversos trabalhos acadêmicos e de pesquisa foram feitos na Reserva Volta Velha, que reuniu amplo acervo de estudos científicos sobre as Florestas de Planícies Quaternárias do litoral norte catarinense.

2005

Itapoá - SC

Em 2005, organizou o Centro de Educação ao Ar Livre da Reserva Volta Velha – CEAL, focado em programas de educação socioambiental. No CEAL implantou o Programa de Educação ao Ar Livre, com metodologia do Glen Helen Outdoor Education Center de OHIO/USA, com mais de 50 anos de experiência em educação ambiental para jovens e com definição pedagógica orientada pela Síntese – Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem, de Curitiba/PR, com mais de 20 anos de atividades em assessoramento psicopedagógico e clinico para escolas e professores. O programa, em três edições (2006, 2007, 2008), atendeu cerca de 1.300 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Itapoá.

2006

Itapoá - SC

Em 2006, a sede social de Curitiba, foi transferida para Itapoá e em Assembléia Geral dos associados, definida nova base para atuação territorial, priorizando o bioma Mata Atlântica compreendida entre a Baía de Guaratuba no Paraná e a Baía da Babitonga em Santa Catarina e respectivos entornos.

Em 26 de dezembro de 2006, a ADEA foi reconhecida como de utilidade pública pela Câmara de Vereadores de Itapoá, pela Lei Municipal 110/2006.

2019

Itapoá - SC

Atividades passam a ser realizadas em diferentes espaços no município de Itapoá e região.

2020

Itapoá - SC

Reestruturação da Associação, com grupo de voluntários consolidado, projetos em diferentes vertentes e organização interna.

2022

Itapoá - SC

Capacitação da equipe, profissionalização da Associação, participação em grupos e conselhos municipais, estruturação de novos projetos e de captação de recursos.

2024

Itapoá - SC

Diferentes projetos acontecendo, equipe de voluntários estruturada.

50 anos de fundação e muita novidade por vir!

bottom of page