ABELHAS

MELIPONAS

Abelhas sem ferrão

As meliponas representam as diferentes espécies de abelhas sem ferrão que ocorrem somente na América do Sul, América Central e Ilhas do Caribe.

 

Existem no mundo aproximadamente 400 espécies dessas abelhas, cerca de 40 estão no Brasil. Na Mata Atlântica elas recebem os nomes populares que vem do tupi-guarani: jataí, mandaçaia, mandurí, mirim-guaçu, guaraipo, entre outras.

No estado de Santa Catarina ocorrem naturalmente cerca de 35 espécies, porém, em razão de algumas exigências específicas em relação às condições climáticas, muitas espécies são encontradas somente em determinadas regiões do estado.  

Mesmo sem ferrão estas abelhas possuem as mais diversas estratégias para afastar os intrusos que aproximam-se de seus ninhos, como emaranhar nos cabelos e pelos, entrar no nariz ou dar mordidas.

 

Os ninhos variam muito em formato, material utilizado e localização. Na primavera e no verão são mais ativas pois são as estações do ano em que a maioria das plantas florescem.

 

São muito importantes como agentes polinizadores, tanto de espécies de plantas nativas (pitanga) como de cultivadas.

Algumas espécies estão classificadas como Em Perigo (EN) Ameaças, resultado da redução da Mata Atlântica em fragmentos florestais remanescentes pequenos e isolados por extensas áreas de atividades agropecuárias,  intensificação de atividades agrícolas e também das mudanças climáticas.

  • Facebook - Grey Circle
  • https://www.youtube.com/channel/UCCe
  • Instagram - Grey Circle