top of page

Equipe do ICMBio visita a Reserva Volta Velha e destaca seus positivos diferenciais


Que a Reserva Volta tem grandes peculiaridades ambientais, isso todos nós já sabemos; agora todo o trabalho e dedicação da equipe também foram reconhecidos por uma equipe de analistas ambientais do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A equipe, representada pelos analistas da equipe do estado do Paraná, Aroldo Correia da Fonseca, Luiz Francisco Faraco e Wagner Elias Cardoso, esteve na Reserva entre os dias 4 e 6 de dezembro, com o objetivo de conhecer a área, os proprietários, entender os principais problemas e pressões enfrentadas e, principalmente, indicar apoio na proteção da área.

Conforme os analistas, as visitas à Reservas Particulares de Patrimônio Natural fazem parte de uma política de apoio e proteção. “Percorremos parte da área, conhecemos seus acessos e colaboramos contra possíveis riscos e pressões”, explicou Wagner. Segundo ele, os principais problemas enfrentados pelas RPPNs geralmente são os mesmos: pressão imobiliária, caça e exploração de palmito.

Na RPPN Reserva Volta Velha, eles ressaltam grandes diferenciais entre as demais áreas, a principal delas é o manejo. “Essa é uma área muito bem manejada, diferente de 90% das áreas no Brasil, que não são”, falou Luiz Francisco. Sobre o manejo, destaca-se na Reserva Volta Velha uma área de visitação, de pesquisa, de educação ambiental e áreas exclusivas de conservação. Os analistas destacam: “É uma área que tem seu potencial muito bem explorado”.

Além do manejo, também foi destacado pela equipe a forma de gestão compartilhada da área com uma ONG Ambiental, no caso a ADEA – Associação de Defesa e Educação Ambiental; o que não é muito comum e traz bons resultados. O fato da ADEA ser responsável por apresentar os projetos é, segundo eles, “um modelo bem interessante, diferente e articulado”.

Quanto aos projetos de educação ambiental e aproximação com a comunidade local, eles afirmam ser um grande ganho para o meio ambiente e para a cidade, afinal é a partir deles que muitas pessoas ganham o sentimento de pertencimento, valorização e cuidado com o meio ambiente. Um dos exemplos citados na visita foi o projeto de Educação ao Ar livre, de imersão de jovens na natureza, que ocorreu há alguns anos atrás e que a ADEA está lutando para retomar.

Outro diferencial apontado pelos visitantes foi a aplicação de compensação ambiental de empresas em RPPNs, pois geralmente é direcionado para áreas públicas. No caso de Itapoá, a exemplo da compensação do Porto Itapoá, fica notável os bons resultados em áreas privadas.

Junto a todas as atividades desenvolvidas, a Reserva Volta Velha ainda é levada pelos analistas como uma área de grande conservação biológica. Durante os dois dias, os visitantes puderam contemplar, por exemplo, rastros de uma anta, maior mamífero terrestre do Brasil.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page